quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um belo dia na escola-Nicole Nunes Cardoso

                                             "Um belo dia na escola"
       
     Sofia é uma bela menina de dez anos. Ela tem muito medo do escuro. Um dia, ela estava sentada em sua classe quando os seus colegas Guilherme e Vinicios começaram a brincar de pega-pega. Foi quando Vitoria, a guria que a Sofia odeia, colocou o pé na frente só para o Vinicios, o guri que a Sofia ama para ele cair.Ele caiu e tinha um prego; acabou se machucando. Vitoria olhou para ele e disse:
-Desculpa, disse Vitoria, foi sem querer.
-Tudo bem, só está doendo um pouco, disse Vinicios chorando.
    Depois foram levar Vinicios na sala de primeiros socorros. Sofia foi para casa cheia de raiva do Vinicios e nem foi para a aula. Ela ficou triste que dava vontade de matar.
    -Eu te odeio, disse Sofia e Guilherme.
    -Porquê? disse Vitoria.
    -Porque tu, com as suas brincadeirinhas idiotas que sempre acabam machucando alguém.
    O professor se meteu e deu uma discussão:
    -Chega de barulho e calem a boca as duas.
    -Mas "sor" ela é muito idiota, disse Sofia.
    -Não quero saber de nada, parem de discussão as duas, não vou falar de novo, avisa o professor com muita raiva.
    O bom é que no final tudo deu certo. As duas agora são amigas e o Vini e a Sofia se beijaram no final.


imagem:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhb7t0DdwupuoBE5cOGwlHog_Jwj3ckBY_bwkansn06bjqtbegAAHDFIQ9uNc277ptpgKgp_NB4EyhAi-eTlGvzpNpGI2DMul4Bdog51kCa7vsZ5-OiK8NG1c27lkupqfFwMhJ2nLAFFJL9/s320/dianamoradosjanelinha4rt.pngSofia e Vinicios se beijam.




                    A CONSCIÊNCIA NEGRA

      Bom vou começar a minha história, que é sobre uma menina negra e pobre da consciência negra.
      Numa bela manhã, Beatriz, a menina negra, acordou com a mínima vontade de ir para a escola, porque lá todo mundo da escola zomba da cara dela, só porque ela é negra e pobre.
       Minha opinião: Eu acho que isso acontece em várias escolas se qualquer lugar, mas o racismo não é uma coisa de adimirar-se.
      Quando ela chegou da escola, foi direto falar com sua mãe e contou o que estava acontecendo com ela. 
      A sua mãe disse para ela não dar bola, e sim, se valorizar.
      Minha opinião: Eu acho que uma pessoa tem que se amar em primeiro lugar e ter auto-estima.
      Aí, ela se levantou, se arrumou bem bonita e foi para a escola com uma confiança de que hoje em diante, tudo na vida dela iria mudar.
      Chegando lá, todos começaram, a chamar ela de tudo que era nome como torrão, nega-maluca, nega fedorenta todo o tipo de racismo, mas ela levantou a cabeça e começou a discutir com todos.
    --Olha aqui, se vocês começarem a debochar da minha cara outra vez eu vou contar para o professor, e sei muito bem que vocês não querem que eu fale.
      Quando ela descobriu que tinha um dia especialmente feito para ela, Beatriz ficou muito feliz e resolveu estudar mais sobre esse assunto, que era A CONSCIÊNCIA NEGRA.
                         
Comentário: A Consciência Negra, foi o dia em que Zumbi dos Palmares morreu, e ele foi um grande guerreiro negro, que morreu por causa de sua raça porque os brancos tinham muito preconceito, ele foi um escravo. Então, foi dado esse dia em sua homenagem.

                                 Fim!!!
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:UDEwROeME2-VlM:http://h1.vibeflog.com/2006/08/30/22/4756732.jpg&t=1
http://www.arroiogrande.rs.gov.br/fotos/240_mini.jpg 




Jogo Mortal-Kevyn Mencias Grossini

Jogo Mortal:
    Tinha 2 meninos um menino jogava futbol muito bem e o outro não jogava futbol tão bem e esse que não jogava tão bem tinha muita inveja mas ninguém sabia porque ele sabia disfarçar muito bem.Um dia o time do Jean(menino que joga bem) ia jogar contra o time do Roberto(o menino que joga mau) para dessedir um campeonato de futbol que valeria 300 reais para o colégio de quem ganhar.Os dois times estavão muito parelhos.

    Começou o jogo os dois times queriam ganhar muito o jogo.Em um dominio de bola de Jean, o Roberto foi roubar a bola por querer ele ascertou a cabeça com um chute que matou o Jean.No Velório todos choraram, e o Roberto viu que a invaja era um bobisse que acabou em uma trajédia.

Mais um Dia - Por Pedro Jorge Moraes

O céu não é com réu
o mar não é o ar
eu sei
não quero ficar
 de pernas pro ar

O azul
em inglês é blue
mas nessa vida
eu vou provar
nunca vou ficar de pernas pro ar

Alguém no mundo
engravidou
mas uma coisa
eu não vou
nunca vou ficar
de pernas pro ar

Tem alguém no ar
acho que vai
cair no mar
mas vou lembrar
eu vi
alguém voar

um estranho na cidade grande-luiza freitas farias



Num dia com o céu azul, num lindo jardim com rosas vermelhas, as rosas estavam começando a muxar, e seu Antônio começou a ficar preocupado com as suas rosas, que para ele eram como filhas, ele, muito preocupado com suas rosas, ele desidiu ir para São Paulo, quando chegou lá, ele ficou imprecionado com o tamanho dos prédios, então ele olhou para o leste, e viu um morro muito alto e grande, e ficou olhando durante 2 minutos, chegando perto da loja que vendia coisas para plantas, ele viu um grupo de politicos e pensou que eles podiam fazer alguma coisa com ele, e saio de perto, quando olhou para uma revista, viu um grande castelo azul e branco, com muitas pontas e janelas, de uma hora para a outra ele ouve um choro, e viu que era uma criança dentro de um carrinho abandonada, e então, lhe pegou no colo, mas uma mulher gritou:-O que você esta fazendo com o meu filho?- Nada, eu vi ele e pensei que não tinha ninguem com ele!-Ok, obrigada. Então a mulher foi embora, derrepente começou a chover tinta azul, mas seu Antônio não tinha guarda-chuva e começou a procurar, quando pegou um guarda-chuva, percebeu que ele estava todo furado e ficou cheio de pingos azuis, e teve que comprar outro, derrepente o carro dele começou a pegar fogo, dai a seu Antônio ficou sem carro, sem rosas.
fim

Alice e a descoberta - Isabella Cananéa

Alice era uma menina muito alegre e brincalhona, todo dia de manhã, ela saia e ia para a floresta cata frutas, e ouvir os passaros cantando.Ela sempre levava uma sexta para botar as frutas, mas quase sempre elalevava a sexta fasia, para a casa, porque ela acaba comendo as frutas. Um dia ela foi na floresta e átras de quatro arvores, ela encontrou um mundo com uma linda cachoeira cheia de arvores, plantas, frutas,animais, e um logo com pixes, mas ela não podia ir pois não tinha estrada era reto para baixo então todo o dia ela ia lá e ficava olhando a linda paisagem, que tinha lá em baixo.


                                               
   

                                            Profeciais


Meio dia virá, e você estará na plataforma de ônibus com passageiros saindo pelo ladrão, onde perceberá um raparigo ridiculo, de pescoço esquilético e cordão agum no filtro mole.
Esse jovem ficara desassossegado, pois pensará que espremê-ta há, de proposito um senhor, e tal, ato reperti-se-á sempre que suberá ou descerá alguem do onibus.
Protestos haverá , e serão proferidos em vez que se alterá mas tão incondicional será seu desdem que o admoestado não se rebaixará a responder ascareder-se-á sob o nariz do algoz e escarra pachar-se-á num lugar que, vago ficará.

A Morte de um Menino - Kevyn Mencias Grossini

A Morte de um Menino:
Um dia um menino estava andando pela cidade, derrepente veio um babedo e brutalmente o ele matou e esguelou pobre menino sem razão.No outro dia o menino foi encontrado morto na beira da praia por 3 policiais.2 horas depois a familia do menino chegou no local do crime e contrataram um grande detetive para descobrir como o menino foi morto.

No velório do menino que se chamava Aufranio a familia chorava muito.

Depois de dois meses as digitais do homem que matou o menino foi encontrada na beira da praia com ele, só que ele estava baleado com 3 tiros na barriga.

O dia em que Júlia ficou feliz - Giovanna Mazoni


O dia em Júlia ficou feliz
    Julia era uma garota muito azarada, vivia caindo, se machucando, etc.
Um belo dia, com muito sol, ela sabia que tinha sorte, só que para o azar da coitada, ela estava errada. Então ela foi jogar em uma roda de sorte, e ai a roda parou em um ícone de azar, e ela teria que pagar duzentos reais para o senhor que girava a roda. Júlia ja era responsável por si mesma, então tirou as primeiras quatro notas que haviam em sua carteira(ela acreditava que só tinha notas de cinquenta), mas na verdade ela havia recebido um dinheiro que uma amiga devia para ela, que estava pago em notas de cem reais. Então, alguns metros depois ela foi conferir a sua carteira, e se deu conta do erro, e  ela foi pedir o dinheiro de volta para o senhor da roda. Então, de longe Julia gritou " Ei, me devolva o dinheiro". Então o humilde homem respondeu " SInto muito, você já pagou!". Então Julia saiu correndo atrás do homem, que por impulso saiu correndo. Julia caiu em um buraco muito fundo, e quebrou o braço direito. Julia trabalhava como cirurgiã toráxica, então teria que ficar afastada de seu trabalho, e não teria como se sustentar.
    No dia seguinte quando acordou foi se arrumar, mas esqueceu que estava com o braço quebrado, e quando percebeu ficou muito triste. Passou um mes, e ela continuou com o braço quebrado. Ela não tinha como pagar o aluguel de sua casa, então teve que virar uma espécie de mendiga, mas então achou uma raspadinha de 60 mil reais, e ficou muito rica, e nunca mais teve azar. A vida de Júlia ficou muito fácil, e ela deu muito mais valor para o que ela tinha.

A vida de Pedro- Milena Lyra Prates



Era uma vez um menino chamado Pedro. Pedro ia ao cinema com sua mãe, mas resolveu ficar com os seus amigos andando de bicicleta.
Pedro perguntou para os seus amigos:
- Vamos andar de bicicleta?
- Sim ! vamos
Os meninos foram andar de bicicleta; quando Pedro passou em frente de uma casa falou:
- Que flores bonitas!
Pedro observou muito as flores.  Foi para o para o campo fazer esportes. Pedro jogou futebol,vôlei e fez salto em distância.
Pedro já estava muito cansado e foi para casa. Quando chegou em casa ele foi tomar banho, depois de tomar banho ele pegou uma barra de chocolate e foi ver filme. Quando acabou o filme a sua mãe pergutou:
- E ai filho, gostou do filme?
- Sim mãe o filme era muito bom.
- Sobre o que falava o filme?
O filme falava que os astronaltas iriam pintar as estrelas e o mundo iria ficar todo
colorido. E  quando Pedro acabou de contar o filme para sua mãe ele foi domir para que no outro dia ele se divertisse mais.




                                                   Giovanna Mazoni e Milena Lyra

A diversidade de cores 
de amizades e amores 
a diversidade de cores 
distancia os amigos 

O Preconseito matou seu ancestral 
por um motivo tão banal  
qual o motivo de tanta ignorância 
se temos esta cor desde a infância?

Os negros tem a cor marrom 
os brancos tem a cor  de leitão
o preconseito é assim
tão bobão, idiotisse da solidão

O preconseito é uma falta de respeito
é pior que mandar trote ou
perder a tampa do meu pote.

ARTISTAS ESCRITORES - Jorge Fortuna

A Assessoria de Leitura e Escritura do Projeto Amora